bonequinhos

bonequinhos

 

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

ANIMAIS NOSSOS AMIGOS!!

Dia 4 de outubro comemora-se o DIA MUNDIAL DO ANIMAL.
Hoje, conversamos sobre o tema e ficamos a saber que se comemora neste dia em memória a S. Francisco de Assis que é o santo protetor dos animais.
Também falamos sobre os perigos que os animais correm e concluimos que há animais que estão em perigo de extinção, ou seja podem vir a desaparecer do planeta o que é muito grave para o meio ambiente. É o caso dos ursos pandas que estão em vias de extinção, por isso é que quando nasce um destes animais é uma festa e noticia na televisão, nos jornais...
 
A fofinha Beatriz trouxe os seus animais de estimação, duas amorosas tartarugas que estavam nervosas quando sentiram tantos olhos à sua volta. Foi uma festa, todos queriamos falar sobre estes simpáticos animais.
Depois de fazermos perguntas e conversarmos, construimos um mapa conceptual para nos ajudar na escrita criativa.


Outros de nós preferimos utilizar a imaginação e criamos histórias a partir de um mapeamento que já conheciamos.
 
Cada um de nós elaborou o seu texto falando sobre os animais de estimação ou inventando uma história, ou ainda descrevendo uma situação já vivenciada. Eis alguns dos exemplos:
OS PEIXES

Os peixes movem-se muito depressa graças às suas barbatanas.
Há peixes grandes e outros pequenos. Um peixe pequeno não consegue defender-se, mas se forem vários peixes formam um cardume e já se conseguem defender dos peixes que são maiores do que eles.
Há várias espécies de peixes como os tubarões tigre, eles comem de tudo: verduras das pedras e dos troncos do fundo do mar e outros peixes. Alguns peixes são muito agressivos e outros são meigos.
Os peixes são animais aquáticos que têm uma alimentação variada, uns comem algas e outros comem peixes mais pequenos.
Os limpa fundos são peixes que se confundem com a areia.
Eu tenho peixes de água quente, mas também há de água fria.
OS ANIMAIS
Eu tenho dois pintos que os meus tios me deram.
Eles são animais domésticos e chamam-se Nino e Dina.
Eles nasceram de ovos, por isso são ovíparos.
Os meus pintos vivem na capoeira que está no meu quintal. Primeiro estavam numa gaiola, depois o meu pai fez a capoeira para eles lá viverem.
A sua alimentação é milho partido, granulado e migas.
As penas do Nino são castanhas, as da Dina são pretas e o pescoço dela é careca.
Eu dou-lhes muito carinho, liberdade e muito miminhos e respeito-os.
A minha mãe diz que quando forem grandes vai deixa-los por ovos para termos mais pintainhos.
O MEU ANIMAL ESPECIAL
O meu animal especial foi um gato que se chamava Simba, ele era muito brincalhão. Ele era malhado, fofinho e tinha uma mistura de cores. Como era mamífero, era vivíparo.
Ele deslocava-se com as suas quatro patas e fartava-se de correr pela casa. Também saltava muito alto para o parapeito da janela, por isso deixavamos sempre as janelas fechadas. O meu gato era carnívoro, mas não lhe davamos carne, davamos-lhe ração para gato.
Ele foi o meu melhor amigo entre todos os outros animais.
Infelizmente ele já faleceu o que foi uma pena, porque foi o melhor animal doméstico que já tive. Atualmente, tenho um porquinho da Índia, mas não é o mesmo sem o Simba.
O PERIQUITO
Era uma vez um periquito pequeno, magrinho e amarelo que estava na gaiola a dormir.
O periquito acordou com fome, então decidiu ir comer, mas ouviu um barulho.
Aproximou-se e viu umas formigas pequenas de cabeça vermelha. Ele ficou irritado com o barulho que elas faziam. As formigas cada vez mais faziam um barulho estranho e o periquito quis matá-las. Ele viu que a portinhola da gaiola estava meio aberta e meteu o bico para conseguir abri-la.
O periquito matou as formigas com o seu bico e ficou descansado.
E com pozinhos de perlimpimpim, a história chegou ao fim.
O TELEMÓVEL ROÍDO
A minha mãe comprou um telemóvel e não disse nada à minha avó.
Um dia, a minha mãe deixou o telemóvel a carregar em cima da cama e foi à rua. Quando a minha mãe voltou, a avó disse-lhe para ir ao quarto. Ela viu o meu cão Robi a roer o telemóvel e o carregador. A minha mãe ficou espantada e foi à loja ver se lhe trocavam o telemóvel.
A minha mãe ficou aborrecida, porque não conseguiu trocar, pois já o tinha usado. A mãe nunca mais fez aquilo e aborreceu-se com o Robi, embora ele não tenha tido a culpa.
 



Sem comentários:

Enviar um comentário