bonequinhos

bonequinhos

 

sexta-feira, 12 de outubro de 2012

A PÉ, DA ESCOLA ATÉ AO MOINHO DA MARÉ

No dia anterior à visita de estudo, vimos um Power Point sobre o Moinho de Maré ou Moinho do Castelo que foi mandado construir por D. Nuno Álvares Pereira, na antiga quinta do Castelo, em 1403. Desta forma preparámos a visita de estudo a um dos mais importantes símbolos da freguesia de Corroios.  
 
No dia da visita, 12 de outubro, durante o percurso passámos pela Junta de Freguesia de Corroios, Mercado Municipal, Biblioteca Municipal do Seixal - Pólo de Corroios e Igreja Matriz.
Bem perto do Pólo da Biblioteca, vimos o senhor Batista, sapateiro de profissão, que nos mostrou como conserta os sapatos e demais acessórios.
 
O senhor Batista foi muito simpático e convidou-nos a entrarmos na sua casa. Mostrou-nos uma belíssima exposição de trabalhos em madeira que fez ao longo de 36 anos de muita dedicação ao artesanato.
 
 
 Ficamos encantados com tantas e bonitas peças e "brinquedos" feitos com tanto pormenor e sobretudo muito CARINHO.
O senhor Batista é mesmo um grande artesão!
Muito obrigado, senhor Batista pela oportunidade que nos deu. Aprendemos sempre  com as pessoas que tem muiiiita experiência.

 Depois lá seguimos rumo ao Moinho de Maré de Corroios, acompanhados por uma amiga - a professora Lúcia - que simpaticamente também nos acompanhou.

Quando lá chegámos, e porque o trajeto nos tinha aberto o apetite, sentámo-nos a descansar e lanchámos. Foram muitas risadas!
À entrada, fomos recebidos pela Cátia que nos mostrou as mós. Tentámos pegar numa delas, mas nem pensar!!!

 
O senhor José Meias é o moleiro e foi ele que nos recebeu à entrada do moinho.
O Luís brincou connosco às adivinhas, mas nós também lhe apresentámos algumas. O fofinho João apresentou-lhe uma adivinha  "Dois livros encontram-se, o que diz o livro de Matemática para o de Português?" Ninguém soube responder, mas o João não nos deixou sem resposta "Não me venhas com histórias, porque estou cheio de problemas."
Esta foi muito engraçada!!!!!
Fizemos um jogo para localizar os 8 arcos e a cruz do moinho...
Na sala de moagem, o senhor José explicou-nos como o moinho aproveita a energia das marés para fazer a moagem dos cereais.
A farinha foi peneirada para vermos como se separa da casca do cereal, por isso é que fica de cor branca.




Foi uma brincadeira mexer e sentir os cereais antes e depois de moídos
Seguiram-se mais jogos, agora tinhamos que representar com mímica e sons as expressões relacionadas com a atividade moageira, como por exemplo
"Quem ao moinho vai, enfarinhado sai."

Fomos ver a comporta que existe junto ao edifício e que é aberta automaticamente pela água quando a maré sobe.

No filme que vimos tudo foi muito bem explicado para que não houvesse dúvidas.
Por fim, fizemos um jogo de palavras cruzadas sobre a temática.


Na sala de aula, criámos outros "provérbios" a partir do que tinhamos explorado.
Adorámos! Foi uma interessante visita que fizemos a este museu.
À Câmara Municipal do Seixal muito agradecemos a oportunidade que nos deu  de conhecermos 609 anos de história do Moinho de Maré de Corroios.


1 comentário: