bonequinhos

bonequinhos

 

sexta-feira, 18 de maio de 2012

ESCRITA CRIATIVA

Esta semana trabalhámos a escrita criativa a partir de um mapeamento que nos ajudou a estruturar as histórias de fadas, cavaleiros, sereias, vilões...
Esperamos que tenham BOAS LEITURAS.

A FADA QUE SALVOU O MUNDO
   Num lindo dia de sol, uma fada foi ao planeta mágico para salvar um mágico.
   Como a fada se enganou no caminho, foi parar a um país luminoso. Nesse país, encontrou um duende pequenino que lhe deu um mapa onde tinha todos os países do mundo.
   A fada orientou-se com o mapa e estava quase a chegar ao planeta mágico.
   Entretanto, o gigante meteu-se no seu caminho e a fada não conseguiu passar.
   Depois de algum tempo, apareceu novamente o duende que salvou a fada. Ele obrigou o gigante a rodopiar até ficar tonto e cair.
    A fada conseguiu fugir e encontrou o mágico no meio do planeta mágico.
   Vitório, vitória acabou a história!
                            Adriana, Mariana Marques e Rafael Rasteiro

A ESPADA DESAPARECIDA
   Num belo dia de sol,um cavaleiro corajoso treinava a sua agilidade com uma espada sagrada, dentro de uma gruta escura.
   O ladrão que estava atrás duma rocha, fez a espada desaparecer correndo muito rapidamente.
   Entretanto, o robot foi enviado para descobrir a espada. Para ajudar o robot, o cavaleiro descreveu a espada dizendo que era fina, brilhante, média e bicuda.
   O robot começou a observar o local. Quando descobriu uma pegada de ladrão, chamou a polícia para fazer uma cópia da pegada em pedra. O robot foi seguindo as pegadas,  chegou ao deserto e encontrou uma pirâmide. Quando entrou na pirâmide, encontrou a espada guardada pelo ladrão. O polícia veio e prendeu o ladrão. 
   O robot entregou a espada ao cavaleiro que lhe deu um grande abraço e disse:
   - Ainda bem que receberam a minha mensagem, já estava a ficar preocupado.
   Todos juntos fizeram uma grande festa ao robot.
                             Gonçalo Paz, Gonçalo Ribeiro e Fabiana

   No tempo em que os caracois não andavam com as casas às costas, havia uma menina que tinha como amigo um bombeiro que vivia em Marte.
   Um dia, o desespero chegou ao planeta, porque os piratas começaram a atacar.
   A menina foi à floresta para ir buscar a receita da felicidade. De repente apareceu um pirata que impediu a menina de encontrar a receita, prendendo-a à árvore.
   Apareceu o bombeiro que a ajudou a libertar e deu-lhe um capacete mágico para ficar invisível.
   O bombeiro e a menina fugiram. Eles estavam tão perto de encontrar a receita, mas novamente o pirata não deixou. Num preciso momento, o pirata tropeçou num pau. Finalmente, o bombeiro e a menina encontraram a receita da felicidade e tudo ficou bem.
   E com pozinhos de perlim pim pim a história chegou ao fim.
                             Rafael Fonseca, Rodrigo e Beatriz Botelho

A FÓRMULA DA PAZ
   No tempo em que as galinhas tinham dentes, havia uma sereia que se chamava Andreia. Ela era simpática, bondosa, inteligente e gentil.
   Essa sereia vivia numa torre. Um dia, ela foi até um labirinto, porque tinha que encontrar a fórmula da Paz, pois o seu país precisava da sua ajuda.
   A sereia tinha que conseguir a fórmula da Paz para cumprir a sua missão, mas o dragão não a deixava passar no labirinto.
   Porém, apareceu uma velhinha que lhe deu metade da sua bengala. As duas juntas bateram com muita força até o dragão morrer. Assim, a sereia conseguiu passar o labirinto e cumprir a sua missão. Desta forma, o país ficou em paz para sempre.
   Meu dito, meu feito este conto saiu perfeito.
                                 Carolina Torre, Eliana e Beatriz Pereira


A AVENTURA DO SÁBIO
   Há muitos muitos anos antes de Cristo, havia um sábio inteligente e bondoso que decidiu ir procurar um planeta novo. Durante o percurso, encontrou um homem alto, assustador e que tinha três caras. O vilão mandou o seu exército prender o sábio numa casa abandonada e assustadora.
   Foi então que chegou um rei gentil e educado que emprestou uma coroa mágica ao sábio. O sábio usou o poder da coroa para se soltar. Ele conseguiu sair da casa abandonada.
   A missão deles estava quase concluída, quando encontraram um planeta que nunca tinham visto na sua vida. Eles tinham de passar por muito asteróides... Eles desviaram-se dos asteróides pela esquerda, pela direita, por cima e por baixo até que conseguiram alcançar o planeta.
   Por terem conseguido terminar a sua missão, gritaram:
   - Viva o sábio!!
   Por fim, os herois trouxeram as pessoas do vale das neves para esse planeta onde viveram muito felizes.
   Vitória, vitória acabou a história.
                                                             Valdir, Pedro e João

   Num lindo dia de sol, um extraterrestre foi dar um belo passeio.
   Quando ele voltou para casa, viu uma bruxa horrorosa com uma verruga no nariz que estava a roubar o tesouro.
   O extraterrestre ficou preocupado porque não tinha o seu tesouro.
   O lobo viu que o extraterrestre estava triste. Então, deu-lhe duas poções. Ele bebeu uma poção e começou a voar, bebeu outra e voou ainda mais rápido. A bruxa foi atrás dele, mas a sua vassoura travou de repente e ela aterrou bruscamente. A bruxa assustada foi-se embora. O extraterrestre saltou para a vassoura e levou o seu tesouro para casa e assim viveu feliz para sempre.
                                                   Beatriz Brito, Mariana Sequeira e Rui

UMA AVENTURA DO GATO RISCAS
   Num bonito dia de sol, o gato Riscas foi à ilha deserta para dar um passeio pela floresta. O gato caminhou, caminhou até que entrou na floresta escura e assustadora. de repente, apareceu uma serpente que o mordeu numa das suas patinhas. O gato ficou ferido e deitado no chão sem se mexer.
   Quando o coelho Mimoso saiu da toca, encontrou o gato e pensou no que poderia fazer. Junto a uma árvore, o coelho encontrou uma erva que cura. Então, fez um chá para o gato beber. Assim, o gato ficou melhor, levantou-se e agradeceu ao seu amigo coelho.Ficaram os dois muito felizes.
                                    Carolina Marques, Daniela e Beatriz Adrião

Sem comentários:

Enviar um comentário