Depois de explorada a noção de divisão, hoje, aprendemos a noção de METADE relacionando-a com a noção de dobro.
Para tal, pegámos numa maçã.
Cortámo-la/ dividimo-la ao meio e identificámos a METADE.
Juntámos a duas metades e verificámos que tinhamos 1 maçã.
Concluímos que para calcular a metade é necessário dividir por 2.
Também aprendemos que em linguagem matemática a METADE representa-se assim:
1/2
Então 1: 2 = 1/2 porque 2 X 1/2 = 1
Seguidamente foram distribuidos quadrados de papel quadriculado e círculos. Dobrámos ao meio, voltámos a dobrar e por último fizemos mais uma dobragem ao meio. Abrimos a dobragem e pintámos a METADE ao nosso gosto. Concluímos que foram muitas e variadas as pinturas, mas sempre sempre obtivemos a METADE.
Construímos um cartaz com os trabalhos realizados.
Registámos os nossos cálculos no quadro e caderno.
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