Esta semana começámos a explorar o tema "A saúde do meu corpo".
Começámos por conversar sobre os cinco sentidos em geral, pois são eles que nos permitem tomar conhecimento com o mundo que nos rodeia.
Particularmente conversámos sobre a audição e a visão.
Para tentarmos perceber a importância da audição, fizemos umas experiências muito simples. Para tal colocámos em copos separados: elásticos, clips, pioneses, giz e pedrinhas. Ouvimos o som de cada um dos objetos e sem ver, escrevemos numa tabela o nome do objeto que nos parecia ouvir. No final de todas as experiências, voltámos a ouvir os sons, mas agora vendo o que continha cada um dos copos. Registámos novamente na tabela e comparámos com o que tinhamos escrito.
Concluímos que para identificarmos corretamente os sons temos que estar muito atentos auditivamente, pois de outra forma não seria fácil acertarmos.
Através da visão podemos ver o que se passa à nossa volta: as cores, as formas, o que está longe ou perto... No entanto há pessoas que não vêem nada, são os cegos ou invisuais.
Pôs-se uma pergunta "Como é que os cegos conseguem ler?" Eles utilizam os outros sentidos no seu dia a dia.
Para ler, utilizam livros escritos em BRAILLE.
Braille é um código de leitura com o tato inventado por um senhor francês de nome Louis Braille.
O fofinho Rodrigo trouxe um livro muito antigo escrito em Braille - "A história do coelhinho pardinho que ficou sem rabo" de Aquilino Ribeiro.
Por momentos fechámos os olhos e tentámos perceber como é que os invisuais lêem os livros.
Agradecemos ao nosso colega Rodrigo a oportunidade. Com a colaboração e partilha de todos é muito bom estudarmos e enriquecemo-nos mais.
Curiosidade: Sabias que um cego experiente pode ler duzentas palavras por minuto?
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